Eventos(copia)
O clima quente é sinónimo para os meses de Junho, Julho e Agosto sendo a estação do verão uma época de férias, churrasco e tempo de qualidade para amigos e familiares, em diferentes contextos sociais.
Extremamente popular entre os jovens adultos é participar de concertos de verão ou festivais de música, tendo a sua popularidade começado na década de 1960 com um dos maiores festivais de musica da história, que teve lugar durante três dias de Agosto em Nova York com o nome de Woodstock Music and Art Fair e onde tocaram artistas como Janis Joplin, The Who, Jimi Hendrix entre outros.
Em Portugal os festivais de musica tem vindo a crescer podendo-se destacar o "Nos Alive" ou o "Rock in Rio" que durante alguns dias apresentam uma variedade de palcos com um cartaz onde actuam os artistas mais famosos para alem de se poder assistir a outras formas de arte como shows de comedia, teatro ou dança, tendo atingido projecção internacional e sendo considerados como dos melhores festivais da Europa.
Para quem participa de festivais de musica sabe que não tem as condições de vida mais desejáveis, não possuindo instalações adequadas, com poucos meios de saneamento, escassa oferta a nível de habitação, temperaturas quentes, acesso eléctrico limitado e praticamente nenhuma privacidade mas em contrapartida tem vários palcos onde actuam alguns dos artistas mais populares, existem milhares de amigos a serem feitos e três dias de ferias longe da vida com os amigos mais próximos, fazendo desta forma com que os festivais de musica criem uma atmosfera acolhedora e seja uma experiência exclusiva que não pode ser encontrada em nenhum outro ambiente.
Participar de festivais de música ajuda os jovens adultos, que compõem a maioria da multidão, a descobrir novas oportunidades e experiências e a conectarem-se às pessoas ao seu redor, ganhando uma percepção do mundo de uma perspectiva mais ampla do que obteriam caso ficassem em casa sem tirar proveito de uma ruptura com a rotina e as suas responsabilidades.
As conexões pessoais que crescem entre os participantes dos festivais de música vão muito além do evento do fim de semana, tornando-se um construtor de conversas e partilha de experiencias depois que as pessoas vão para casa, mantendo dessa forma essas memórias inesquecíveis vivas.
Os eventos culturais dos quais os festivais de musica fazem parte, é uma das formas de união entre povos e culturas e ajudam-nos a esquecer a nossa rotina dando-nos algum relaxamento momentâneo, mental e físico e libertando-nos assim da rotina de vida exaustiva.
No âmbito do turismo cada vez mais as cidades estão usando eventos culturais como uma nova estratégia para melhorar a sua imagem a nível nacional e internacional, posicionar destinos no mercado, prolongar o ciclo de vida de um destino, promover o desenvolvimento urbano e atrair visitantes e investimentos contribuindo para o crescimento económico da cidade ou região.
A nível do turismo os eventos tem de igual forma impactos socioculturais oferecendo oportunidades para o desenvolvimento cultural e social da comunidade local, ajudando a criar e desenvolver a sua própria identidade e compartilhar a sua cultura, construindo o orgulho e a auto-estima por ser foco da atenção nacional e internacional.
Para o sucesso de qualquer evento, a população anfitriã, a administração pública e os organizadores de eventos devem trabalhar em conjunto identificando e prevendo impactos para depois gerencia-los alcançando assim o melhor equilíbrio para todos.
